Skip to content

03 – Seleção Natural e artificial

Chamamos de seleção natural o processo pelo qual uma variedade ou característica de um organismo é “escolhida” pelo ambiente. Ou seja, em uma população de indivíduos, caso um deles apresente uma característica que seja muito favorável a ele naquele ambiente, ele terá mais chance de sobreviver e de se reproduzir, espalhando essa característica pela população.

Esse conceito foi desenvolvido por dois naturalistas ingleses quase que ao mesmo tempo: Charles Darwin e Alfred Wallace. Ambos se destacavam pela grande quantidade de animais e vegetais como as quais puderam ter contato durante suas vidas. Darwin participava de muitas expedições financiadas, enquanto Wallace viajava e coletava para muses e particulares.

A Seleção Artificial é um termo moderno apesar de sua prática ser muito antiga. O princípio é que as características não são mais selecionadas pelo ambiente e também não tem que ser vantajosas ao organismo. Nesse caso, é o homem que participa escolhendo a melhor característica para o seu uso e realizando cruzamento entre os organismo que apresentem essa característica.

Nessa aula foram abordados os conceitos de seleção natural e artificial, assim como suas características e diferenças. E um breve histórico de como esses conceitos foram estudados.

Este foi o guia e essa foi a apresentação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: